outubro 20, 2009

Nesse Brasileirão tem 'nhanhada'

Amigos, leitores do Blog do Alemão, e apaixonados pelo futebol, ninguém quer ganhar a taça nacional nesse ano. É inacreditável, mas é verdade, a cada rodada que passa, todos os times do, sei lá, 20º lugar para cima, se esforçam ao máximo para não atingir seus objetivos. Palmeiras, Internacional e Goiás que o digam. Monopolizaram a briga nos 3 primeiros lugares por algumas rodadas, agora gaúchos e goianos estão a perigo, inclusive de sair do G4, podendo perder vaga para os outrora descartáveis Flamengo e Cruzeiro. O Palmeiras, ainda líder, apesar das péssimas atuações nas últimas 5 partidas (sendo que as 3 últimas sem vitória, com 2 derrotas nos últimos 2 jogos), acaba com sua ótima campanha, com pontos perdidos contra Náutico e contra Flamengo, que, aliás, gosta de aprontar no Palestra Itália. Estádio este, por sinal, onde o Palmeiras adora dar seus vexames, e, quando sob pressão, não se torna um time muito confiável. Acho que o último jogo onde o Palmeiras não levou um calor em casa, foi contra o Fluminense, vitória por 1-0, debaixo de muita água; nos demais, sofreu dificuldades constrangedoras contra times do naipe de Avaí, Barueri, Botafogo e Grêmio. A reação inesperada é a do Atlético-MG. Mesmo perdendo um clássico contra o Cruzeiro, no Dia das Crianças (ainda que massacrando o adversário - qualquer semelhança com outro clássico, não é mera coincidência), o time de Celso Roth deu um show tático no último sábado, no Morumbi, e venceu o São Paulo, por 0-1. Está a 4 pontos do Palmeiras, e em curva estável para ascendente, ao contrário do Verdão, que só cai. Goiás e Internacional cairam na real, com seus times fortes apenas no papel. Flamengo e Cruzeiro emparelham no G4 na reta final, e jogadores como Dênis Marques e Wellington Paulista podem ser decisivos nesse sprint. Vitória e Grêmio são palha fina: em casa, empurrados pela sua gente, fazem milagres; longe de seus domínios, o Imortal vira um vil e reles mortal, e o Leão vira um gatinho ronronante. Somente estes tinham chances, aliás, tem chances. É só QUALQUER UM deles resolver jogar bola, e cair dentro de seus adversários, e este QUALQUER UM sairá campeão. É só querer, e, reitero, hoje ninguém tem.

A projeção para um de nossos 'palha fina', o que mais nos importa, que é o Grêmio, é meio triste. Sem perspectivas de vitória longe do Olímpico, vaga na Liber'10, nem pensar, neste primeiro momento. Mas com aquele pensamento de 'cada jogo uma decisão', e com o equilíbrio que anda essa bodega, faço minhas previsões, aliadas aos meus desejos:

25/10 - Internacional vs Grêmio (Gre-nada 378): zebra no Beira-Rio! Atuação de surpreendente pegada gremista, e vitória por 0-1. Grêmio a 2 pontos do G4, graças as derrotas de Flamengo e São Paulo, em clássicos, e fica aos mesmos 2 pontos do Inter, que estacionaria na tabela.
28/10 - Grêmio vs Avaí: depois da vitória no Gre-Nal, a confiança volta à retina da torcida Tricolor, que lota o Olímpico em plena quarta à noite, para ver um jogão dramático, com vitória gremista por 5-3. O time não entra no G4, mas tem outra boa chance contra o Santo André.
31/10 - São Paulo 0-0 Barueri; Flamengo 1-2 Santos: o Dia das Bruxas pegou 2 favoritaços ao G4. O São Paulo, com suas seguidas crises de falta de criatividade, não foge da retranca do Barueri, que ainda tem riscos de queda. Já o Flamengo, diante de 85 mil pessoas, se apequena, Adriano perde um pênalti, é expulso no final do primeiro tempo, Neymar estraçalha com o jogo e é aclamado como o novo Robinho, em definitivo.
01/11 - Santo André vs Grêmio: o Tricolor voltaria ao 'normal', depois de boa sequência de 3 vitórias seguidas? A zica do sábado se seguiria? Perguntas... O Grêmio estava a 2 pontos do G4, onde entraria depois deste jogo. Com base na solidez defensiva (ao contrário das falhas da partida anterior), o Tricolor aproveita bem os contra-ataques e marca no final do jogo, quando o 0-0 (e outra zebra) era quase concreto.
04/11 - Grêmio vs São Paulo: confronto direto em jogo adiantado da 34ª rodada, numa quarta-feira à noite. O clima lembra o de uma partida de Libertadores, no mata-mata. Olímpico pulsante empurra o Grêmio desde a saída de bola, e o Tricolor Paulista não consegue segurar a blitz gremista nos primeiros 10 minutos. 2-0, com menos de 1/3 da primeira etapa. Ricardo Gomes arruma a casa, e antes do final do PT, Rogério Ceni diminui, de falta. No ST, o Grêmio toma um sufoco, Adílson e Léo são expulsos, mas o time consegue segurar a vitória, e espera os jogos do final de semana a 1 ponto dos líderes Palmeiras e Atlético-MG.
final de semana: o Palmeiras tem mais um desafiante, o Cruzeiro, que assume a vice-liderança, a o vencer o Sport, na Ilha do Retiro, por 1-2. Palmeiras, que, por sinal, vence o Fluminense, diante de um Maracanã lotado, e rebaixa o time carioca. Atlético-MG tropeça no Flamengo, no Mineirão, e Inter ressucita, após vencer o Barueri, fora de casa.
11/11 - Palmeiras 1-2 Sport Recife: o Palmeiras bobeia em casa (como já era esperado), e tem sua liderança ameaçada para o final de semana. O Sport ganha sobrevida na luta contra a queda.
14/11 - Cruzeiro vs Grêmio: o Tricolor luta, briga muito, até o último minuto, quando toma o gol da virada. O empate seria o resultado mais justo, mas as falhas da defesa afundaram todas as chances gremistas. O título está mais distante, e a vaga na Libertadores começa a escapar. Cruzeiro assume a liderança.
22/11 - Grêmio vs Palmeiras: os resultados do domingo na última rodada não ajudam, e o Grêmio sai do G4. Todos os jogos são ao mesmo tempo, e o Grêmio seca os líderes mineiros, e o Flamengo. Dá certo, mas o time não se ajuda. O empate em 2-2 acaba com o sonho do Tri, e deixa o time mais uma rodada fora do G4, agora na 7ª posição, ultrapassado, inclusive, pelo Inter.
29/11 - Grêmio vs Barueri: mais uma partida do Grêmio em casa. Desta vez, a vitória vem, em péssima atuação, diga-se de passagem. O Barueri faz um jogo parecido com o que fez contra o São Paulo, no Morumbi, e se fecha. Tcheco, de pênalti, faz o gol da vitória. O Grêmio se mantém em 7º, mas o panorama para a última rodada é espetacular.

A última rodada:

2 pontos separam 7 times. 6 jogos podem ter o campeão, entre eles, um confronto direto. Fora de casa, o Grêmio, time com uma das piores campanhas nesse quesito, enfrenta o vice-líder Flamengo. Só a vitória interessa, para a vaga na Libertadores, e somente uma combinação de resultados desgraçada dá o título ao Tricolor. Os jogos são os seguintes:

Morumbi - São Paulo vs Sport
Vila Belmiro - Santos vs Cruzeiro
Beira-Rio - Internacional vs Santo André
Maracanã - Flamengo vs Grêmio
Mineirão - Atlético-MG vs Corinthians
Engenhão - Botafogo vs Palmeiras

O Sport, desesperado, consegue o milagre no Morumbi. 70 mil pessoas lotam o estádio do São Paulo, e veem mais uma atuação fraca do time de Ricardo Gomes, que sucumbe diante dos pernambucanos. 1-2, na base da raça, e o São Paulo está descartado na luta pelo título, o hepta, no caso.
Na Vila, gritos de 'entrega, entrega!' marcaram o jogo entre o Peixe e a Raposa. Os dois times fazem um jogo morno, praticamente sem chances de gol, e o Cruzeiro também está fora, por falta de ousadia quando mais precisava. Um 0-0 melancólico.
O Inter recebia o Santo André, já rebaixado, no Beira-Rio. Fez sua parte, em um show de Giuliano e Alan Kardec, com 2 gols cada, massacrando o time do ABC paulista, com um 6-0 inesquecível, classificando o time para a Libertadores da América da 2010. Não deu para o título.
O Flamengo dá mais uma amarelada no campeonato. E o Grêmio faz seu melhor jogo no campeonato, fechando os ouvidos para a pressão do Maracanã, vencendo com autoridade, por 0-2. Imortal Tricolor em mais uma Libertadores.
Celso Roth arregaça suas manguinhas na última rodada. Atlético-MG morre na praia, ou melhor, na beira do mar. Vencia o desinteressado Corinthians por 1-0 até os 42'ST, quando Ronaldo faz o gol que decretaria o título do Internacional, até aquela altura.
E o jogo mais impressionante. O Botafogo ameaçado, dependia de derrota do Barueri, para jogar tranquilo. Empatava em 0-0 até os 47'ST. Internacional e Grêmio ficavam com o título e com o vice. O jogo atrasara, devido as confusões nas arquibancadas do Engenhão. A torcida do Inter deseperada no Beira-Rio, esperava o fim do jogo, e os jogadores faziam uma roda de oração no centro do gramado. Marcão faz o gol do título palmeirense, e da consagração de Muricy, que apostara todas as fichas no ex-colorado.

Tabela final:



Palmeiras65







Internacional64







Grêmio63







Cruzeiro62







São Paulo62







Flamengo62







Atlético-MG62







Goiás55







Atlético-PR55







Santos55







Vitória54







Corinthians54







Avaí52







Coritiba44







Sport43







Botafogo 43







Barueri42







Náutico 33







Fluminense32







Santo André31







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Cara, que bom se terminar como tuas previsões, mas para isso seria necessário utilizar recursos advindos da Bahia (macumba) em todas as rodadas...

    Palmeiras campeão tirando o título do Inter (com gol do Marcão). Isso sim é algo impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Não sou só eu que penso em importar 'badulaques' da zona da linha do Equador.

    http://gremiolibertador.blogspot.com/2009/10/diferenca-que-um-grenada-faz-na-vida-da.html

    Pautando a imprensa gremista.

    ResponderExcluir