maio 07, 2011

"Não se termina", mas enfraquece [parte III]


Finalizando, nas arquibancadas (ou fora delas)


Os últimos anos nos ensinaram, ou pelo menos tentaram nos ensinar, que a torcida do Grêmio era diferenciada, que ela poderia ganhar e ganhava vários jogos no Monumental. Diferentemente dos últimos anos da década de 90, e dos primeiros anos 2000, quando predominavam plateias irrisórias e corneteiras no concreto do Olímpico, a 2ª metade dos '00 foi de recordes de attendance (vulgo média de público), explosão dos fenômenos barra-brava e pensamento mágico, ambos sustentados com devoção pelo presidente Paulo Odone.

Porque o hino nos diz que somos imortais desde 1953, mas hoje, 58 anos depois, penso que Lupicínio Rodrigues e Eurico Lara, criador e criatura da alcunha, devem torcer os pescoços de suas almas ao ver a utilização vilipendiada do glorioso adjetivo. Nem tanto pelos torcedores, que realmente se orgulham dos feitos históricos, só que jogador se auto-intitulando "imortal", não dá. Aposto o quanto quiserem que Carlos Alberto, André Lima, Rodolfo, entre outros, não conhecem um décimo do que eu, tu, ou qualquer gremista que ler isto conhece da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Porém aposto a mesma coisa que o presidente atual conhece a história tanto quanto nós, pois é gremista e já foi presidente antes mesmo deste que vos escreve nascer, inclusive. O que não o dá o direito de utilizá-la ao seu bel prazer, tentando incutir na mente do torcedor médio que a imortalidade pode tudo, e que o time poderá vencer somente com força de vontade. Mesmo assim ele utiliza, e consegue seu objetivo, de iludir seu torcedor com o argumento do pensamento mágico, e visando as não-conquistas do maior rival. Porque se "eles estão fora", nós podemos estar, seguindo a lógica vigente.

Me irrita a geração mais nova, da minha idade para baixo, que pensa tal qual o descrito nas últimas 2 frases. Fomos assistir U. Católica vs Grêmio na casa de um amigo, e uma gurizada saiu nas ruas comemorando a eliminação do rival, sendo que nós estavamos fora, também. Uma eliminação acidental até pode ser reconhecida, mas fazer festa em um momento de humilhação? Particularmente, não tenho mais estômago para isto, a lembrança do 1-3 contra o Corinthians no Morumbi é cada vez mais nebulosa na memória, e, desde então, só ouço falar de uma façanha no ano de 2005, sobre a qual não pretendo falar mais nada além disto.

A matéria linkada mostra, com precisão, onde deveria estar o foco da revolta do torcedor. Porque perder é do jogo, o problema é quando os principais canais fora de campo corroboram com isto, e seguem com a mesma postura arrogante, prepotente, que remete aos piores momentos do clube, menos distantes que as últimas glórias. Ainda não vi torcedor falando em Arena, o que não tardará a acontecer; de que adianta termos o melhor estádio do mundo, para receber Gauchão, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana? Já tivemos o melhor site e o melhor ônibus, leiam a matéria e relembrarão.

Eu quero taças, e creio que todos os leitores gremistas também querem. Basear-se na imortalidade, e em times ruins que jogam só na base do aguante, não adiantará. O foco do torcedor tem que ser a excelência, e ele precisa exigir qualidade do time. Não condeno o torcedor que canta o tempo todo, mesmo perdendo; óbvio que o time precisa de apoio, mas quando o jogo não está rolando, a história é outra. E, coincidentemente, os torcedores que mais protestam são justamente os do apoio incondicional. Ao torcedor comum: não é porque cantamos o jogo todo, que somos cegos, temos mais visão do que muitos de vocês imaginam.

Assina a série de pergaminhos,

Jhon Willian Tedeschi
Gremista desde 1990, sócio-torcedor desde 07.08.2010, matrícula 141383.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário